Você precisa realizar testes alérgicos e quer entender melhor como funciona o procedimento?
Na Clínica Afeto, compreendemos a importância de identificar as causas das alergias, o que permite selecionarmos o tratamento preciso para cada um dos nossos pacientes. Sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem sofre com doenças alérgicas.
Com uma equipe qualificada e instalações acolhedoras, oferecemos testes alérgicos precisos e personalizados.
É um teste cutâneo utilizado na investigação de reações alérgicas imediatas, sejam locais ou sistêmicas.
Essas reações podem ser a alimentos, alérgenos inalatórios, medicamentos, dentre outros.
É um procedimento rápido e seguro com resultado em poucos minutos.
Realizamos o teste aplicando, na pele do paciente, o extrato da substância suspeita de causar a alergia.
Sobre o extrato fazemos uma pequena marca (prick), depois de alguns minutos comparamos o resultado da substância investigada com os controles, positivo e negativo.
Dessa forma, o especialista pode interpretar se existe ou não sensibilização àquela substância, colaborando para a investigação do quadro de alergia.
É um teste cutâneo para investigar reações alérgicas tardias, como por exemplo, as dermatites pelo contato com cosméticos ou com níquel que existe nos objetos metálicos, essas são causas muito comuns de eczemas.
Realizamos o teste aplicando um adesivo com os extratos das substâncias suspeitas de causar a alergia na pele das costas do paciente, conforme o indicado para cada caso.
O adesivo é retirado após 24 horas de contato contínuo, a partir de então, são realizadas as avaliações das reações nesse local.
A primeira avaliação do resultado na pele do paciente é realizada em 24 horas da retirada dos adesivos e, posteriormente, com 48 horas após o término do contato com as substâncias.
Então, com o resultado e a história clínica do paciente, o alergista pode definir quais são as substâncias relacionadas à alergia apresentada pelo paciente e quais produtos o paciente deve evitar o contato.
São os testes considerados padrão-ouro, aquele que dá a maior certeza, para excluir ou confirmar uma alergia, quando forem indicados.
O TPO é realizado com a exposição do paciente ao alérgeno suspeito de causar a alergia, de forma fracionada, seguindo os protocolos recomendados para o alimento que vamos investigar.
Por exemplo, se ao analisar a história clínica e os exames de um paciente temos a suspeita de que ele pode ser alérgico a proteína do leite de vaca ou pode ter se curado da sua alergia a esse alimento, podemos indicar um TPO com a exposição do paciente ao leite. Assim, vamos saber, com certeza, se o paciente pode ou não consumir leite e dar as orientações adequadas para a sua alimentação.
Esse exame deve ser realizado apenas com a indicação e a supervisão de um médico especialista que tenha treinamento para o atender as reações alérgicas que possam acontecer.
Também, nos casos das alergias IgE mediadas, é mandatório por legislação ter todas as medicações e equipamentos necessários para atender uma anafilaxia, que é a reação alérgica generalizada.
No Centro Afeto contamos com profissionais qualificados e estrutura adequada para realizar Testes de Provocação Oral com a segurança necessária e recomendada.
Estamos comprometidos em fornecer soluções precisas e personalizadas para o seu quadro de alergia, visando melhorar sua qualidade de vida.
Assim, se você suspeita de alguma alergia, seja ela relacionada a alimentos, alérgenos inalatórios, medicamentos ou outras substâncias, estamos aqui para ajudar!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições