Medicina de família: saiba mais

Você sabe como a Medicina de Família pode transformar e melhorar sua jornada de cuidados de saúde?

Na Clínica Afeto, acreditamos que a abordagem centrada no paciente e seu contexto pode fazer toda a diferença em seu bem-estar e qualidade de vida.

O que é a medicina de família?

A Medicina de Família é uma especialidade médica que tem como foco a atenção primária à saúde e a prestação de cuidados abrangentes e integrados para indivíduos de todas as idades e em todas as fases da vida.

Essa especialidade prioriza a relação médico-paciente baseada na confiança, no respeito e na compreensão das necessidades individuais de saúde de cada paciente.

O médico de família é um profissional da Atenção Primária, logo, ele atua na entrada do paciente em sua jornada pelos níveis de complexidade do sistema de saúde.

Esse profissional cuida das doenças mais prevalentes na nossa população, por exemplo:

  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Doenças respiratórias. 

Também faz acompanhamento periódico preventivo da saúde (“check-up”).

Ele trabalha em colaboração com quem atende para desenvolver planos de cuidados personalizados, focados na prevenção de novas doenças, mas, acima de tudo, na manutenção da saúde a longo prazo.

Um dos princípios fundamentais da Medicina de Família é a abordagem holística do paciente, considerando não apenas os aspectos físicos da saúde, mas também os emocionais, sociais e psicológicos.

Essa abordagem busca compreender o paciente em seu contexto familiar e comunitário, reconhecendo que esses fatores desempenham um papel significativo na saúde e no bem-estar.

Além disso, a relação contínua entre o médico de família e o paciente é um dos pilares da Medicina de Família.

Essa relação permite o estabelecimento de confiança mútua e a compreensão das necessidades individuais do paciente ao longo do tempo.

Como é a consulta com o médico da família?

A consulta com um médico da família é caracterizada por uma abordagem abrangente, centrada no paciente.

Ele é um clínico generalista, que não vai focar apenas em uma determinada doença ou órgão, mas sim, na saúde como um todo.

Como é a avaliação no consultório?

Ele fará perguntas sobre seu histórico médico, cirúrgico e familiar, bem como sobre os sintomas ou preocupações que o levaram à consulta.

As queixas serão avaliadas extensivamente para que essas informações possam colaborar no diagnóstico integral. 

Além disso, um exame físico completo faz parte da avaliação, o que pode envolver verificar a pressão arterial, auscultar o coração e os pulmões, examinar a garganta, olhos e ouvidos.

Como decidimos as condutas?

Com base nas informações coletadas, o médico explicará sua avaliação preliminar, possíveis diagnósticos e opções de tratamento.

Ele discutirá medidas de prevenção e mudanças no estilo de vida que possam ser benéficas.

Medicina de família: tratamento além da medicação

Para além de mudanças relacionadas a doenças, o Médico de Família tende a olhar para o contexto social do paciente.

Assim, ele consegue direcionar as orientações para algo próximo da realidade do paciente ao invés de generalizar condutas. 

Afinal, para esse profissional, o foco do cuidado é a pessoa e não só uma possível doença que ela apresente.

Por trás de uma queixa, existem várias influências, as quais podem mudar completamente a forma de abordar o indivíduo. E o Médico de Família está pronto para ouvir e cuidar além do sintoma!

Na Clínica Afeto, buscamos oferecer todos os cuidados para sua saúde e daqueles que você ama.

Agende seu horário

Fale Conosco

Você tem alguma dúvida ou precisa de alguma ajuda?

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições